domingo, 8 de março de 2020

De 2017 a 2020- A mulher que cresceu em mim


ANK SIMBOLO DA VIDA

"Nas últimas duas semanas ví na tv um documentario sobre grandes civilizações africanas, e um outro documentário no youtube sobre Ankh (na foto).
No documentário sobre grandes civilizações africanas, claro, está espelhada a característica matriarcal das nossas sociedades (antes do colonialismo), o poder da mulher e com quantas poderosas rainhas e guerreiras os europeus se encontraram, tiveram que lutar, negociar, por quem também se encantaram e apaixonaram...

Nunca vi tanta menção de tantas mulheres poderosas na história das grandes civilizações europeias. Me perguntei o quão admirados estariam os europeus ao encontrar-se com tais mulheres, ao serem tantas vezes derrotados por elas e suas capacidades e o quão as devem ter temido. Me perguntei se a noção de "lugar de mulher é na cozinha" se originou ou ganhou mais força global ali naquele momento, num esforço desesperado e deliberado de expansão imperialista.

Dias mais tarde vi o vídeo sobre o símbolo Ankh... Parece uma cruz, a única diferença é que a parte superior não é um retângulo. Em Ankh a parte superior é uma espécie de gota invertida, simboliza o ventre, o poder da mulher. A sua extensão para baixo representa o homem e as extensões laterais os filhos. Ankh é o símbolo da vida, que se acredita que inspirou a cruz do cristianismo. Mas para a cruz, removeu-se a componente feminina...

O dia da mulher, por alguma razão que ainda não sei vocalizar, sempre me soube a "bittersweet"...
Sempre me soube a "tomem lá um dia para vocês e alegrem-se nisto. Nós vamos reinando enquanto vocês continuam adormecidas e não sabem do poder que na verdade têm."
Então vou só meditar nisto durante mais uns anos..."

De 8 de Março de 2017
Sara

E aí chega de novo março… O ano é 2020 E eu continuo com o bittersweet do “Mês das Mulheres”.

Desde 2017 que eu faço uma reedição desse post que fiz em 2017, com um update do ano que se segue. Este ano não podia ser diferente. Mas este ano começo a sentir um pouco mais de claridade nesse sentimento de bittersweet que me traz Março.

Claro que é bem bom receber as flores, os elogios, ter destaque na midia, fazerem todos aqueles programas e palestras com temas que nos concernem, estarem os homens todos a desfazer-se em dedicatórias carinhosas para as mulheres e virem falar-nos de como é necessária maior presença feminina na governação do país!

É preciso sim maior presença feminina na governação do país! É preciso maior presença feminina em todos os lugares de poder no país. Começo a sentir que essa é a razão para o meu bittersweet. Esse encenamento todo durante este mês dando destaque à mulher, e nos restantes onze meses que se seguem se fecharem as portas, se fazer tudo de novo mais difícil, voltar o machismo, e esquecer-se do valor da mulher.

Mas nem vou falar sobre o que são as dificuldades de ser mulher na nossa sociedade. Não vou gastar energia com isso. Vou canalizar a energia para o conhecimento incontestável de que a mulher é o ser criador primordial, e que como disse Ilarion Merculief  nesta era o que quer que seja que seja novo será unicamente criado pela mão da mulher”. A partir do ventre da mulher. Esse lugar de criação! Criação de um novo mundo, de uma nova realidade.

Eu não me contento com termos só o mês de março. Eu não me contento com o sermos só donas de salões, eu não me contento com sermos na verdade o sustém da economia, mas a maioria de nós nesse papel ser zungueira, vendedora na praça, criar todos os filhos sozinha e não estar a tirar todo o proveito merecido daquilo que dá.

Eu sinto uma grande ambição crescer dentro de mim, uma vontade de ir buscar cada vez mais de forma feroz, como um lobo, e gosto disso. Gosto mesmo, muito poucas vezes me senti assim. É um coração que bate desenfreado, uma respiração que fica ofegante, uma expressão facial que se começa a contrair franzindo o nariz e cerrando os olhos, tal qual como quando um lobo rosna! O olhar está focado num objetivo e é cortante, desafiante, cheio de fogo, letal! Ninguém me pára!

Ninguém NOS pára!

Mas não pára mesmo! Porque cada uma de nós tem uma missão para cumprir neste mundo, e sim, este é o nosso momento, esta é a nossa era, vamos pôr isto em ordem!

Ninguém nos vai dar nada de bandeja, por isso sejamos lobas e vamos atrás daquilo que é nosso por direito e conquista. Vamos com voracidade, vamos com decisão, vamos como lobas que somos, sabendo que a nossa natureza também é selvagem e é dessa essência selvagem e primitiva que vem a nossa garra para enfrentar tudo! Ou quem já não viu uma mãe se transformar em toda poderosa quando a sua cria está em perigo?

Eu vejo mulheres transformarem-se em autênticas forças da natureza, terramotos e vulcões para dar à luz a novos seres humanos para este mundo. Achamos que a nossa força e garra só aparece nesses dois momentos? Mas é que não! Somos guerreiras! Principalmente nós africanas, que apesar de pouco sabermos disso, descendemos de rainhas, imperatrizes, líderes de exércitos que governaram em todo este continente.

E se as nossas ancestrais outrora já mandaram nessa terra toda, porque é que nós não? Porque é que nós nos vamos conformar com a posição de “doce, do lar e recatada” que o colono nos trouxe e impôs à força quando ficou enfuriado ao se deparar com tremenda força e poder que tinham as nossas ancestrais? Porquê?

Não. Eu digo que não! Eu digo não. Não mesmo!

Eu digo que sigamos o nosso caminho, com as plantas dos nossos pés, sentindo a vibração dessa mesma terra onde as nossas ancestrais pisaram e reinaram. Nos conectando com a força delas a cada passo que damos. Ouvindo no vento as suas vozes dizendo-nos quem somos e ao que viemos. 

Sentindo a pulsação e o bater do nosso coração quando vem essa vontade de conquistar, essa ambição assegurando-nos que no nosso sangue está a capacidade, de reinar, de governar, de gerir de guerrear! De lutar pelo nosso lugar!

Chega de sentar no lugar de vítima, naquele banquinho de madeira velho que já nem equilíbrio tem no canto escuro da sala. Tem um trono ali para ser ocupado.
Não vamos ser só destaque em Março. Vamos reinar o ano todo!

Levanta mulher, o mundo é teu!





“Okay, okay, ladies, now let's get in formation, 'cause I slay
Okay, ladies, now let's get in formation, 'cause I slay
Prove to me you got some coordination, 'cause I slay
Slay trick, or you get eliminated”

Formation, Beyonce

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, expresse-se, deixe a energia fluir.
Mas faça-o com respeito e consciência, de um lugar de amor e não de ego.
Gratidão